Escolha a alimentação saudável, não busque atalhos
Uma alimentação adequada é fundamental para a manutenção do peso, prevenção de doenças e promoção do bem-estar geral.
Listamos aqui 10 passos para você ter uma alimentação saudável.
Açúcar: O Inimigo Silencioso da Sua Saúde
Os doces em geral, feitos com açúcar, trazem uma sensação de bem-estar, isso não se discute, mas a discussão é o prejuízo do seu consumo.
O consumo de açúcar e bebidas açucaradas aumenta o risco de obesidade, e o aumento da gordura corporal é associado a um estado inflamatório crônico que afeta diretamente os níveis de vários hormônios circulantes, entre eles a insulina.
Adoçantes: substitutos dos açúcares
A ANVISA define os edulcorantes como sendo substâncias naturais ou artificiais, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos (Anvisa, 2007). São compostos que possuem sabor doce de tal forma intenso que podem ser utilizados em produtos alimentares em concentrações suficientemente baixas de forma a não contribuírem substancialmente para o conteúdo calórico.
Adoçantes: Uma opção para cada paladar
Para reduzir o consumo de açúcar e respeitar as recomendações da OMS, os edulcorantes são boas opções. O ideal é avaliar o adoçante que se adeque melhor para cada caso e paladar, pois estudos recentes indicam efeito benéfico dos adoçantes na redução da ingestão de energia, perda de peso e gordura localizada, bem como melhoria no controle da glicemia de jejum em comparação ao açúcar, vale lembrar que apesar das diferenças, todos os adoçantes podem ser consumidos por diabéticos.
PROTEÍNAS – aliadas dos músculos, ossos e perda de peso
As proteínas são nutrientes importantes ao organismo e apresentam várias funções, fornecem colágeno e queratina para pele, unhas e cabelos, transportam oxigênio e vários nutrientes, compõem o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo, fornecem 4 calorias por grama, são constituintes de alguns hormônios como insulina, tem função motora, de contração e ainda reguladora.